O universo surgiu do Big Bang (Grande Explosão), dessa explosão foi liberada grande quantidade de energia, matéria e radiação e essas vão se esfriando até hoje.
No universo existem as Nebulosas, que são gigantescos aglomerados de estrelas formados principalmente de gás e poeira.
A gravidade tem um papel muito importante para formação dos planetas, pois, eles foram formados a partir da aglomeração de matéria, em que o menor é atraido pelo maior.
Uma estrela é um corpo celeste formado de plasma.
Existe uma escala para determinar a magnitude de uma estrela (até nove), nosso Sol está na 5ª grandeza.
As estrelas entram em colapso, onde o núcleo empurra a superfície e a superfície empurra o núcleo, até se compactarem e explodirem formando uma Supernova.
Essa Supernova podem gerar:
_ Anãs Brancas - São estrelas brilhantes que vão perdendo seu brilho. http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_branca
_ Anãs Castanhas - São conhecidas como estrelas "fracassadas", pois não brilham tanto quanto uma Anã Branca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_castanha
_ Anãs Negras (Não comprovado)- É o final de uma Anã Branca, acredita-se que nenhuma Anã Branca tenha tido tempo para se tornar uma Anã Negra. Não há nenhuma relação com Anãs Castanhas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anã_negra
_ Pulsares - Pulsar ou pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas. Os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes maior que o campo gravitacional terrestre. Eles provavelmente são os restos de estrelas que entraram em colapso (Supernovas). Os prótons e elétrons ligados de maneira "fraca" à superfície dessas estrelas são impulsionados para fora e fluem, pelas linhas do campo magnético, até os pólos norte e sul da estrela. O eixo eletromagnético da estrela de nêutrons não necessita estar alinhado com o eixo de rotação. Quando isso acontece, temos o pulsar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pulsar
_ Quasares - Um quasar é um objeto astronômico distante e poderosamente energético. Quasares foram primeiramente identificados como fontes de energia eletromagnética (incluindo ondas de rádio e luz visível).Um único quasar emite entre 100 e 1000 vezes mais luz que uma galáxia inteira com cem bilhões de estrelas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quasares
_ Buracos Negros - Um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma fonte altamente massiva e compacta. Um buraco negro é limitado pela superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. Embora o conceito de buraco negro tenha surgido em bases teóricas, astrônomos têm identificado inúmeros candidatos a buracos negros. Há indícios de que no centro da própria Via Lactea deva haver um buraco negro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_Negro